Hatred é uma banda que pratica o que os leigos chamam de Rock Pesado, e é uma das bandas mais conhecidas aqui do nosso agreste baiano e esta prestes a ter seu primeiro trabalho de estúdio, o "Unloading the Hate". Em uma longa conversa na ultima sexta (18/04/2008) com o irmão Jurandir, lhe qustionei sobre a banda e sobre vários assuntos relacionados à banda a cena Rock de nossa região e mundial. Liam e saiba um pouco mais sobre esta grande banda de nossa cena...
(10:40) ADAUTO DANTAS -: Pra inicio de papo me conta o porquê do nome da banda ser Hatend e como é manter uma banda aqui no agreste/sertão baiano?
(10:44) HATEND:
O nome veio de uma determinação nossa em deixar um passado de não afirmação e não integrantes fixo na banda e resolvemos não ter mais ódio, por tudo isso que acontecia na época que era a inconstância na banda quanto ao estilo e ao som, pois o nome Hatend é junção de duas palavras hate ódio e end fim, resolvemos não sentir mais ódio e não reclamar e lutar pelo som que fazemos hoje, que é o Death, Thrash e Heavy, e manter uma banda no agreste é difícil, pois muitos das iniciativas culturais ou de qualquer outra forma de patrocínio vem para bandas que tem um pouco de mais de acessibilidade, e nós que fazemos metal temos que fazer tudo no amor e nas coxas mesmo, mas sempre prezando pela qualidade e satisfação nossa e dos bangers que curtem o nosso som.
(10:52) ADAUTO DANTAS -: Pois é cara é muito foda se fazer algo underground aqui na nossa região. Seja banda, zines ou eventos. Mais como vocês fazem para vencer todas as dificuldades e seguir em frente?
(10:59) HATEND:
Acho que fazemos como eu havia dito com amor e não esperamos que caia tudo do céu já que todos nas banda tem empregos fixos e ai a Hatend sustenta a Hatend por que se não ficaria muito difícil, e gostar mesmo do que faz e encontrar pessoas no underground que lutam por ele e apóiam a gente mesmo que com palavras de incentivo e indo ao show são o maior presente o resto é investir mesmo na banda o dinheiro sai de nossos empregos se não, não seria possível continuar.
(11:03) ADAUTO DANTAS -: A banda possui algum trabalho fonográfico lançado?
(11:05) HATEND:
A banda possuía o primeiro trabalho lançado que foi o "Live in Canindé", que está disponível na NET com cinco sons, mas agora atualmente estamos finalizando nosso primeiro CD de studio chamado "Unloading the Hate", com 10 músicas lançamento previsto pra junho de 2008. Estamos muito feliz com resultado espero que gostem.
(11:10) ADAUTO DANTAS -: Onde quem tiver interesse em baixar este "Live In Canindé", pode baixá-lo? Mais e em formato físico, quantas dele foi repassado e como pode ser obtido e o que o pessoal tem dito sobre este trampo?
(11:14) HATEND:
www.bandasdegaragem.com.br/hatend ou no trama virtual no formato físico existe copias com as Distros, Febredurato Rec, Dor de Barriga Recs, uma em Delmiro e Canindé, mas eu aconselho a galera a baixar com força e espalhar o som, pois o unloading the hate que é CD vai sair em formato fixo com poucos som na NET, quanto ao trabalho, 'Live in Canindé", tem se falado bem e positivamente por se tratar de um trabalho ao vivo sendo o segundo show da historia da Hatend, pois a mesma só tem três anos de existência, o show capita bem a banda ao vivo naquela época.
(11:18) ADAUTO DANTAS -: O que pode me adiantar ai sobre o Unloading the Hate?
(11:21) HATEND:
O CD está sendo finalizado sairá com 10 sons um dos som com uma versão em português, um disco que fala bem e traduz o que é Hatend hoje depois de alguns show pelo nordeste aberturas pra grandes bandas, e a vontade de lançar o primeiro trabalho, posso dizer que quem for fã de Metal pesado de qualquer aspecto do tradicional ao moderno vai se deparar com um CD que mostra tudo isso ao longo de suas faixas, com muita verdade e todo amor pelo underground. Estamos ansiosos pra poder colocar a tour na estrada e mostrar o CD ao maximo de bangers possíveis.
(11:25) ADAUTO DANTAS -: Estando na finalização da gravação deste álbum. Como tem sido os dias de gravação e produção de um álbum como este de vocês?
(11:32) HATEND:
Tem sido tudo novo, pois é a primeira vez que entramos em estúdio, e tivemos que reaprender tudo, e a emoção de se trabalhar nas composições da banda foram as melhores, tem também o lado stressante da coisa à ansiedade de ver tudo terminado proporciona às vezes cansaço e algumas discussões, que giram em torno de qualquer banda, pois ali está a nossa cara e todos querem o melhor pro CD, mas tudo foi muito valoroso e estamos felizes e satisfeitos com resultado não mudaríamos nada e agora queremos externar-lo pra vocês e espero que isto seja logo.
(11:38) ADAUTO DANTAS -: Paulo Afonso é creio uma cidade que tem um movimento underground forte se comparado as de outras cidades aqui na região. Estou certo? Como é a cena ai em termos de shows, bandas e etc?
(11:44) HATEND:
Realmente Paulo Afonso possuiu um cena sim, e se tem aqui muitas bandas, mas o ponto é que existe muitas bandas que esperam cair do céu que ainda ficam na base do emprestar instrumento, muitas só tem nome, e só tocam em eventos se a prefeitura fizer, e quando não fazem, acabam e tal, mas tem bandas seria, e que levam a serio o underground. mas a grande maioria brinca de banda e não sabem o que é ou pelos menos tentam viver o underground, aqui tem muita gente que vive de aparência. infelizmente é assim, e creio que você sabe o que estou falando, e que ai também tenha um pouco disso.
(11:47) ADAUTO DANTAS -: Poderia citar as bandas e pessoas serias dai e que merece?
(11:51) HATEND:
Tem aqui a Blood Zone e a Hematoma Rec, são dois selos independentes daqui que trabalham em prol do underground, bandas só a Dona Benta, Metal Wizard, Indomitus, Age of Fear e River Murphy e outras manifestações como Xicultura Multizine que está na sua segunda edição no mais desconheço, pois estou aqui expressando o que vejo podem nem ser a verdade absoluta, mais o que vejo é isto.
(11:58) ADAUTO DANTAS -: No passado rolou por aqui, por esta parte da região flyres/panfletos de um possível show de vocês em Ribeira do Pombal, o que aconteceu que não rolou este...?
(12:01) HATEND:
Poxa!!!!! ficamos sabendo sim disso seria no 5° Eventual Rock, grande festival de Ribeira do Pombal, mas pelo que fiquei sabendo foi uma desentendimento entre os organizadores que acabou cancelando todo evento, o que triste, mas esperamos que tudo tenha sido resolvido e que tenha o festival e posamos concretizar nossa ida a Pombal, queremos muito.
(12:05) ADAUTO DANTAS -: Lamentável mesmo! Acena por esta parte ta cada dia mais carente de evento como este... Mais e ai quais serão as próximas apresentações de vocês?
(12:08) HATEND:
Até agora temos marcado pra o dia 10 de maio sábado em Petrolándia Pernambuco, o Eternal Darkess Festival organizado pela Brutal War Productions ingressos a 8 reais.
(12:12) ADAUTO DANTAS -: Foi em um festival organizado pela Brutal War Prod., no ano passado que ganharam uma batalha entre bandas. Como foi isso e não rolou um desentendimento/desconforto entre as bandas, não?
(12:15) HATEND:
Isso!!! foi meio surreal, pois fomos apenas pra fazer o show sabíamos d competição, mas não rolou nenhum desentendimento não e só tenho agradecer aqueles que votaram e julgaram, e acharam que a gente devia levar que bom, mas fomos pra nos divertir e acho que todas as bandas que tocaram foram com este objetivo e teve grandes bandas e grandes shows foi muito bom àquele festival.
(12:18) ADAUTO DANTAS -: Qual a sua visão sobre estas batalhas entre bandas? Tu acha que este tipo de coisa é produtivo para as bandas e cena?
(12:23) HATEND:
Tudo tem seu lado bom e ruim o lado bom é que de certa forma te motiva não competir, mas sim a você mesmo se cobrar e fazer o seu melhor e se as bandas participantes tem consciência de que é apenas simbólico e que aquilo não prova nada e proveitoso sim, mas se existe competição e bandas que se acham melhor que as outras ou estilo tal é melhor que tal não é bom fazer este tipos de competições, mas no geral serve pra se aprender e melhorar eu apoio, mas desde que seja feito com honestidade e sem criar rivalidade e sim união e respeito para com o som de outro se for deste jeito é aceitável caso contrário não.
(12:28) ADAUTO DANTAS -: E esta competição ai para a escolha de alguma banda pra representar o Brasil lá no Wacken. Tu acha que um dia teremos um representante do interior na edição baiana?
(12:33) HATEND:
Eu acho que sim acredito no poder que nosso nordeste tem e no interior também, creio que dia vai aparecer sim uma banda do interior que nos honrará na batalha de bandas edição Bahia Wacken Open Air, e acho uma competição valida e nos apresenta grandes bandas e mostra que nosso país será em primeiro sempre no metal de qualidade o Brasil é foda e o nordeste mais ainda. Salve, salve o Metal feito no interior.
(12:36) ADAUTO DANTAS -: Eu também acredito muito nas boas bandas que temos aqui pelo interior. Como você se sentiu ao saber que o Torture Squad, havia ganhado a ultima edição do evento lá na Alemanha?
(12:38) HATEND:
Porra, uma puta honra, o Brasil é foda , e todo mundo sabe, seria injustiça se uma banda como Torture, não tivesse ganhado, e isso só nos motiva mais ainda a continuar nesta longa estrada que é o underground.
(13:31) ADAUTO DANTAS -: Algumas respostas atrás você comentou sobre uma futura turnê. Quais são os planos para a mesma e quando poderá ta rolando o agendamento das datas?
(13:35) HATEND:
Estamos com planos que pra final de junho estaremos agendando sábados de todos os meses até dia 20 de novembro só retomando em janeiro pra divulgar este CD, estamos primeiros confeccionando as capas e as copias iniciais que será 300 copias de inicio, e esperando fechar estas datas, pois estamos querendo tocar e divulgar o CD tão esperado por quem já conhece a gente pelo menos por meio do under.
(13:39) ADAUTO DANTAS -: Beleza! Espero que esta passe por aqui por Cícero Dantas. Como é um show da Hatend? Poderia descrever?
(13:40) HATEND:
É energia pura e interação total com bangers, paulada Thrash Heavy a todo vapor com muito peso.
(13:44) ADAUTO DANTAS -: Qual a idade media dos membros da banda e o que fazem da vida alem de tocar na Hatend? Digo, qual a profissão de vocês?
(13:49) HATEND:
Idade media é 18 a 31 anos o baixista estuda é universitário , o guitarrista monta moveis em uma loja de moveis do comercio daqui o baterista é guarda municipal do estado de alagoas , eu sou repositor de perecíveis em supermercado e diretor administrativo e financeiro de um sindicado daqui do comercio da cidade Paulo Afonso Bahia, e outro guitarrista trabalha com informática.
(13:53) ADAUTO DANTAS -: Da pra se ver que são pessoas conscientes e responsáveis. Muitos guris e gurias acham que ser um rocker é encher a cara, sair xingando todos e não respeitando ninguém. O que pensam sobre atitudes desse tipo e o que diria a guris e gurias que agem assim?
(13:56) HATEND:
Você já disse tudo são guris que vêem o Rock como a Globo vê como mídia vê como monte de loucos desvairado que não respeitam ninguém está gurizada queima o filme de quem faz o Rock com consciência de quem leva serio e tal eu acho que este tipo de gente vai crescer e virar um babaca velho e gordo dizendo que Rock N' Roll é coisa do demônio e que aquilo que fazia é má fase em sua vida são pessoa idiotas , por que pessoas que levam serio o rock é vida e como toda vida tem que ser cuidada respeitada e educada em meio à sociedade é isso.
(14:01) ADAUTO DANTAS -: Botou pra lá meu irmão!!! Pois é enquanto eles estão ai, estragando suas vidinhas vazias com o que pensam ser o um “roqueiro” ou “metaleiro”, nos estamos aqui nos fudendo pra melhorar as coisas e vencer os preconceitos, mas ai um filho da puta vai e faz merda e acaba estragando tudo! E ai, ainda abrem a boca pra falar dos pagodeiros e não olha pra si próprio. Quando será, e na sua opinião o que fazer, para mudar este quadro?
(14:04) HATEND:
Eu acho o que resolve e nós fazer mos nossa parte com sinceridade e honestidade pois tudo na vida funciona como enorme peneira estas coisas podres ficam o que puro passa , mas sempre conversar e conscientizar é bom sim.
(14:06) ADAUTO DANTAS -: O modismo é uma praga em nosso meio. Como vocês lidam com os Emos, que hoje tomou o lugar do que chamam de New Metal?
(14:07) HATEND:
Rapaz eu lido da forma mais natural como você disse é moda e passa e eu não fazer parte também desta moda contraria que é odiar o s emo e querer a sua morte acho também isso modismo destas 300000000 bandas da modas duas/três de verdade ficam então pra min é normal acontecer o que não pode é ficar pensando nisso e acho que cada um faz o seu e pronto.
(14:19) ADAUTO DANTAS -: Eu também acho que existe um certo modismo em sair xingando e dizendo que vai matar os emos O melhor é deixa eles na deles e seguir enfrente mesmo, sem se preocupar com a vida alheia. Afinal que no seu inicio não ouviu ou gostou do que tava na moda, ne mesmo?
(14:19) HATEND:
Com certeza existem grandes bandas no meio de quelquer moda.
(14:21) ADAUTO DANTAS -: Sem duvida e falando em bandas... Quais você indicaria a gurizada que ta começando a dar um saque e conhecer o trampo, seja no meio mais popular ou mais underground dentro do Rock ou Metal?
(14:23) HATEND:
Indicar seria difícil mas poso citar algumas como Karne Krua , Ratos de Porão , Violator, Headhunter D. C., Velluiah, Cobalto, Adrenaline, Abismo, Renegades of the Poisonville e CDF são bandas de interior algumas de capitais, umas conhecidas outras nem tanto, mas o bom é pesquisar My Space, você acha muita coisa legal lá.
(14:28) ADAUTO DANTAS -: É verdade! O foda é que os novatos só ficam observando as bandinhas de revistas ou que passam na TV e perdem o que o underground tem pra oferecer. E ai ficam a vida toda só ouvindo essas ou as copias dessas bandas. Vamos agora partir pra outro assunto, que é as letras da banda Onde buscam inspiração para escrevê-las, heim?
(14:30) HATEND:
Nós buscamos no dia a dia , mas como as fabulas antigas usamos animais historia pra falar de alguma coisa atual, então dragões e guerras estão lá mas que podem ser muito bem interpretada para tempo atual.
(14:31) ADAUTO DANTAS -: Poderia citar trechos de algumas, para termos uma idéia delas? E como é compor uma musica em português? E mas difícil pro caso do Heavy Metal?
(14:35) HATEND:
Musica "Your Sacrifice" , "por favor sangre por min , eu gosto mas me sinto tão mal , não acredito no seu sacrifício"; e escrever em português é bem difícil sim por que nossa língua mãe tem palavras que não cabem na métrica e pra encaixar às vezes é muito difícil, admiro demais quem consegue , no unloading the hate fizemos uma que a letra nos foi dada por um grande amigo da banda o Adalberto Feitosa dono do Underground Store Zine e do selo Febredurato Rec que lançou o "Live In Canindé", e nos mandou a letra em inglês, então resolvemos agradecer fazendo uma versão em português da mesmo musica no CD que ficou muito boa e nos animou pra fazer letras em português que futuramente colocaremos nos álbum alguma musica em português pois gostamos do nosso idioma e achamos que se o Metal é trampado não importa em que língua está musica.
(14:44) ADAUTO DANTAS -: Também concordo que não importa a linguagem, pois temos boas bandas que tem em seus álbuns ótimas musicas em português como: Dorsal Atlântica, Taurus, Imago Mortis, Angra, Ratos de Porão e muitas outras... Sem falar nas bandas dos paises vizinhos que na sua maioria cantam em espanhol. E na parte instrumental e vocal, em quais bandas se inspiram e como é que compõem esta parte?
(14:47) HATEND:
Nós nos inspiramos na velha escola do Metal. Sepultura, Ozzy , Zakk Wilde , Iron Maiden, Blind Guardian, In Flames, Torture Squad, Claustrofobia, Andralls e tudo de bom e Old School, mais som moderno também nos inspiram, mas preferimos os cinco frente a frente construindo tudo junto com força.
(14:50) ADAUTO DANTAS -: Voltando a falar sobre a cena ai de Paulo Afonso. Ai tem um local que segundo me disseram tem hoje o apelido de Praça do Rock, onde a prefeitura da uma força. Me fala sobre isso ai? Em que a prefeitura ajudar?
(14:54) HATEND:
Tem sim lugar à prefeitura realmente dá um força disso não se pode negar, mas a parte ruim é que a prefeitura dá o som que não tem força e que em de divulgar queima qualquer banda além de colocar o som que só tem um grave e uma Tree Way, não se tem cubos de guitarra o retornos pra bateria às bandas não recebem nada , e só está tendo isso agora por que as eleições não levo muita fé e preferimos ficar fora disso respeito quem queira mais nós pedimos o mínimo o som descente pra uma prefeitura não custa nada dá 600 no som , de que dá 100 pra som que ta lá não tocamos lá.
(15:07) ADAUTO DANTAS -: Poxa que merda! Aqui não é nada diferente Prometem e só falam mais na hora H ficam na maior enrolação e no ultimo evento ainda tomaram o local que seria o Ginásio e não quiseram pagar as despesas total de ouro ficando 70 % nas costa do evento. Depois os merdas querem voto! Vocês estão certos em não participar disso ai. Pensei que era algo bem mais estruturado. Uma pena! Será que um dia estes políticos irão se tocar, que a juventude precisar de mas diversidade cultural e menos merda sonora? Falando em política, o que você acha de um “roqueiro” se candidatar a deputado ou a algum cargo desses?
(15:09) HATEND:
Acho muito válido toda categoria deveria ter uma representação popular no meio político seja vereador deputado ou afins, mas devia ter sim e acho uma ótima idéia.
(16:12) ADAUTO DANTAS -: Estando tocando lá no palco quando você ver uma briga frente ao mesmo como você se sente e o que passa pela sua cabeça?
(16:13) HATEND:
Poxa nunca me aconteceu mais se acontecer não queria ter que parar show nem chamar atenção eu acho que se festa tiver uma boa segurança isso sanado de uma boa forma sem que atrapalhe o show mas se não tiver jeito tem que parar e tentar fazer co0m que a briga pare. mas triste quando acontece.
(16:15) ADAUTO DANTAS -: Perguntei por que lembrei do ultimo evento que teve por aqui e foram muitas brigas. Obrigado meu amigo pela atenção dada as minhas perguntas e deixe ai tuas ultimas palavras Foi um prazer te-lo entrevistado.
(16:17) HATEND:
Queria muito agradecer a você Adauto, pelo belo trabalho em prol da cena não só ai em Cícero Dantas, mas no geral eu gostei muito da entrevista e espero ver os roqueiros de Cícero Dantas em breve num festival o show da hatend um abraço a todos e lutem pelo underground paz e metal a todos.
(16:17) ADAUTO DANTAS -: Valeu cara!